2018-04-07

Ler ciência - livros lidos


Rómulo de Carvalho, Física dia a dia, Relógio d´Água, 2013





Este livro, publicado pela primeira vez em 1968 sob o nome de Física para o Povo com dois volumes e reeditado novamente na década de 90 como Física no Dia-a-Dia, veio responder a uma grande necessidade: um livro científico, claro, simples e mais informal. Foi escrito por Rómulo de Carvalho, o homem por detrás do pseudónimo António Gedeão, e começa cada capítulo com uma pergunta quotidiana relacionada com a Física à qual se dedica a responder de forma acessível. Desde bússolas DIY a ferver água numa caixinha de papel, Rómulo de Carvalho está disposto a ensinar-nos tudo, uma vez que é preciso recordarmo-nos de que a Física pode ser para todos, só é preciso termos curiosidade suficiente.
O que mais gostei no livro foi efetivamente a sua simplicidade, a maneira como o autor consegue desmistificar a Física, tornando-a fácil de entender para qualquer pessoa. Como se se tratasse de uma complicada estrutura de legos que vamos construindo, sem pressão, peça a peça. Com cada capítulo, abordamos um novo tópico, mais complicado ou não, que se traduz muitas vezes em experiências que o autor incentiva o seu “caro amigo”, isto é, o leitor, a realizar para que entenda ainda melhor aquilo que se tenta transmitir. Não obstante, considero que a minha expectativa era diferente em termos do conteúdo em si. O livro mostrou-se ser bastante simples, atrevo-me a dizer que para mim, era-o até demais. Compreendo que a natureza e o objetivo do livro sejam isso mesmo, no entanto acabaram por prejudicar a minha experiência de leitura no geral.
Em conclusão, recomendo o livro especialmente para quem tem poucos conhecimentos na área da Física e é curioso sobre o assunto, já que não podemos deixar de notar a excecional acessibilidade e a ampla abordagem de temáticas que encontramos. Assim, e com o seu sentido de humor simultaneamente subtil e divertido, Rómulo de Carvalho dá-nos mais provas do seu incessável amor pela ciência e pelo ensino.

Teresa Fernandes, 12.º CT2

Sem comentários:

Enviar um comentário