2018-04-07

Ler ciência- Livros lidos

TYSON, Neil deGrasse - Astrofísica para gente com pressa - Uma viagem rápida e iluminante ao cosmos. . Lisboa: Gradiva, 2017




Astrofísica para gente com pressa trata-se de um livro onde Neil de Grasse Tyson procura esclarecer, em breves explicações, os mais variados temas relacionados com o Universo. Em 12 capítulos, o cientista aborda diferentes assuntos e explica, de forma simples, alguns conceitos complexos relacionados com o cosmos.
O propósito do livro é precisamente dar a conhecer a atualidade da ciência em relação ao Universo a todas aquelas pessoas que são “demasiado ocupadas para lerem livros grandes, mas que ainda assim procuram um caminho para o cosmos”.
Tyson abordará as descobertas no campo da astrofísica, desde as mais antigas às mais atuais, e dará resposta a diversas questões relacionadas com: o espaço e o tempo, a vida no nosso planeta, a exploração de exoplanetas, a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, as famosas Leis de Newton… Apesar das várias questões às quais o autor irá responder, existem muitas outras que nos vão sendo colocadas: haverá vida para além do nosso planeta? Será possível existirem universos paralelos? Terá havido algo antes do Big Bang? Estas e muitas outras questões que deixarão o leitor a refletir em relação a tudo aquilo que leu.
De salientar a escrita simples e direta com a qual Tyson aborda cada um dos variadíssimos tópicos presentes no livro. Com um tom informal que aproxima a sua escrita a um diálogo que é estabelecido entre autor e leitor. Tudo isto acompanhado com vários exemplos, do nosso quotidiano, a suportar as explicações do autor. Há ainda espaço para o apurado sentido de humor que Tyson imprime ao seu texto, tornando-o ainda mais apelativo.
Com o propósito de dar a conhecer as mais importantes descobertas científicas aos leigos, Astrofísica para gente com pressa é um livro que pode (e deve) ser lido por qualquer pessoa, desde que esta seja curiosa em relação ao que a rodeia. Precisamente por isso, não posso deixar de recomendar este pequeno livro que constitui um resumo da evolução da ciência, na área da astrofísica, e que certamente despertará a mente e curiosidade do leitor.


Paulo Silva,12º CT1




Sem comentários:

Enviar um comentário