2017-02-24

Faça lá um poema

Divulgamos os poemas que vão representar os diversos ciclos do Agrupamento no concurso Faça lá um poema.
Desta vez, os alunos do 3.º ciclo não responderam à chamada e não temos um poema que represente esse ciclo. Mas há os outros:



1.º CICLO

Sorrir

Tenho uma folha em branco
Para um poema escrever
Tentar mostrar ao mundo
Que sorrir é viver.

Sorrir é esquecer tristezas
Apagar más memórias
É ganhar e perder
E celebrar as vitórias.

Em qualquer momento da vida
Sorrir é um sentimento especial
Vale mais que mil palavras
Ou qualquer bem material.

Sorrir é um conselho que dou
É melhor que qualquer remédio
Para sarar alguma dor
Ou sentimento de tédio.



Mariana Fróis 4.ºA
 Escola Básica Francisco Vieira Caldas 
2.º CICLO


A vida

A vida é como um berlinde
Cuidas, proteges
Até que um dia
Para de girar

A vida é como uma dança
Aprende os passos
Apanha o ritmo
E dança

A vida é como um filme
Uns riem
Outros choram
Mas acaba sempre da mesma maneira

A vida é como uma pergunta
Limita-te a responder
E torce
Para que esteja correta


Maria Inês Tavares,
Escola Básica dos Castanheiros, 6.º H

SECUNDÁRIO

O livro

Apareceste na biblioteca, por volta das três
Eras um mero estudante, aparecias uma vez por mês
Foste para a parte do romance,
estranhei, mas olhei mal tive chance.
Eu li-te e reli-te, linhas e entrelinhas,
não tens saudades minhas?
Ao que parece, vieste à procura da tua história por aqui,
como pôde tudo correr assim?
Leste-me cantigas sem rimas,
Contaste-me histórias sem moral,
Falaste-me de livros por escrever,
E de contos que não acabavam mal.
O nosso livro foi incrível, muito sinceramente
mas revelaste-me uma personagem que não tem certezas do que sente.
Já tinhas um final para nós, não tinhas?
Dei-te tudo, todos os versos, todas as linhas!
Mas acabou, e só te desejo algo melhor
Algo não tão mau, não com tanta dor
Cada qual agora segue o seu caminho portanto
Pode ser que tenhamos um final feliz entretanto
Eu queria um livro, completo, até com título
Só não tinha percebido que para ti,
eu era apenas um capítulo.

                                                                                 
Inês Silva,
Escola Secundária de Caneças, 11.º SE

Sem comentários:

Enviar um comentário